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Kandinsky, um pesquisador da psicologia e da arte

  • Foto do escritor: Karine Padilha
    Karine Padilha
  • 22 de mai. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 14 de jun. de 2022

Kandinsky se conectou com psicologia enquanto ainda estava em Munique (1896-1914). Ao longo de sua carreira, recebeu influências de teóricos como Freud, Endell, Lips e Wertheimer.


O elemento relacionado à psicologia mais frequente e claro presente nos escritos de Kandinsky vem da psicanálise e trata da dinâmica entre consciente e inconsciente.

Em seu processo criativo rumo à abstração, Kandinsky produziu séries de pinturas nomeadas "Impressões", "Improvisações" e "Composições". O artista descreveu como as forças alternantes do consciente e do inconsciente estavam na raiz de seu princípio de "construção", e explicou que nas "Improvisações", o inconsciente desempenhava um papel predominante, enquanto nas "Composições", "a inteligência, o consciente e a intenção lúcida, desempenham neste caso um papel primordial.


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Wassily Kandinsky

Os interesses de Kandinsky no efeito da arte e em teorias psicológicas da percepção foi altamente influenciado pela teoria da empatia, de Endell e Lips.

Em "Do espiritual na arte" onde o artista define


"todo objeto [...] é um ser dotado de vida própria e que engendra uma multiplicidade de efeitos. O homem está continuamente submetido a essa ação psíquica" (1912/1990, p. 75).

Dado o interesse do artista no estudo da psicologia e da arte, Kandisky elaborou um programa para estudar os efeitos da arte na psique do homem.


Inkhuk

No "Programa para o Inkhuk" (1920/1994), Kandinsky propunha a investigação da obra de arte em seus aspectos gerais e individuais, de uma perspectiva analítica e sintética.

Para examinar a efetividade da obra de arte, Kandinsky apresentou um método de investigação baseado na análise do efeito psicológicos dos diversos media, suas propriedades distintas e seus meios de expressão, quais sejam: pintura/cor-volume, escultura/espaço-volume, arquitetura/volume-espaço, música/fônico-temporal, dança/temporal-espaço, poesia/vocal-fônico e temporal.


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Wassily Kandinsky e outros membros da INKHUK, Moscow, 1920.

Kandinsky elaborou um plano de pesquisa para cada linguagem artística e sua abordagem científica baseou-se na investigação empírica, tendo as relações associativas como método previsto. Por exemplo, uma forma particular seria apresentada ao espectador que deveria então descrever suas sensações em termos de sons, palavras e associação com fenômenos naturais (Kandinsky, 1920/1994k).

A "associação entre sentidos", é considerada essencial para estas pesquisas. As respostas destas investigações empíricas seriam organizadas em tabelas e arquivos, analisadas e comparadas com materiais de vários campos científicos.

O próprio Kandinsky colocou em prática seus projetos de pesquisa e elaborou um levantamento sobre a percepção das formas entre seus colegas do Inkhuk. Porém, sua perspectiva psicológica encontrou forte oposição de outros membros do Instituto, especialmente o "Grupo de Trabalho de Análise Objetiva", formado por A. Rodchenko, V. Stepanova, Liubov Popova e Varvara Bubnova. Este grupo não estava interessado em psicologia da percepção, nem em psicologia da criação. Sua ênfase estava na construção, não na expressão; no material/faktura, não no espiritual; numa perspectiva objetiva da arte, em lugar de uma visão subjetiva (Gough, 2005).

Devido a esta cisma, a situação de Kandinsky no Instituto tornou-se insustentável.


Kandinsky e seus simpatizantes recorreram ao "Comissariado para Instrução Pública" (Narkompros), instância responsável pelas iniciativas educacionais e artísticas no governo bolchevique dirigida por Anatoli Lunatcharski, em busca de apoio para a criação de uma instituição acadêmica especial para o desenvolvimento das pesquisas planejadas para o Inkhuk. Em outubro de 1921 foi estabelecida, então, a "Academia Russa de Ciências Artísticas" (Rakhn). Kandinsky assumiu a vice-presidência da instituição e o departamento físico-psicológico, que deveria funcionar como um laboratório sintético, especialmente relacionado com diversos ramos da psicologia, como a psicologia da percepção, a psicopatologia e a psicanálise.

O objetivo da instituição era a criação de uma ciência que estudaria todos os aspectos das diferentes artes, suas interações, numa perspectiva de síntese das artes.

A psicologia desempenhou um papel central nesta notável instituição, com o aval oficial de Lunatcharski, que afirmou que


"a arte é um fenômeno psicológico" e a abordagem psicológica "é inteiramente apropriada e essencial" (Lunacharsky citado por Zhdan, 1997, p. 71).

Todos os temas relacionados à psicologia que interessavam Kandinsky receberam atenção nas pesquisas e departamentos da Rakhn.

Um dos estudiosos responsáveis por estas pesquisas foi o eminente psicólogo russo Georgii Chelpanov, fundador e diretor do primeiro instituto de psicologia de Moscou em 1912(7). A psicologia da percepção era também um tema de investigação importante e foi desenvolvido através da Psicologia da Gestalt.


Investigações sobre a criatividade de doentes mentais também foram realizadas na Rakhn.

Na Rakhn, Kandinsky estava cercado por colegas com os quais compartilhava seu interesse especial na confluência entre psicologia e arte. Contudo, em 1921, aceitou o convite para lecionar na Escola Bauhaus, em Weimar, na Alemanha, deixando a Rússia em dezembro. A Academia Russa de Ciências Artísticas foi renomeada em 1925 para Academia Estatal de Ciências Artísticas (Gakhn) e foi fechada em 1930, como parte dos expurgos stalinistas (Misler, 1997). Desde a saída de Kandinsky até seu fechamento, entretanto, a instituição desenvolveu diversas das ideias lançadas pelo artista.


O artista levou seus interesses científicos para a Bauhaus, e também dispôs de métodos empíricos para examinar as relações entre formas e cores. Na Alemanha, Kandinsky aproximou-se dos referenciais da Psicologia da Gestalt, divulgados em revistas científicas de psicologia.


Kandinsky foi professor da Bauhaus, escola alemã de design, arte e arquitetura. O artista, sempre conectado com as vanguardas europeias, lecionou na escola até seu fechamento pelo governo nazista em 1933. Após o fechamento da escola, Kandinsky seguiu para Paris onde permaneceu até sua morte, adotando nacionalidade francesa.

Mesmo doente, o artista produziu até o fim de sua vida. Kandinsky morreu no dia 13 de dezembro de 1944, na França, aos 78 anos de idade.



REFERÊNCIAS


WEDEKIN, Luana M.. Kandinsky pesquisador da psicologia e da arte. Trivium, Rio de Janeiro , v. 8, n. 1, p. 74-85, jun. 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912016000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 maio 2021. http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.74.


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